terça-feira, 21 de abril de 2015



LENDAS  DE GRAVATAÍ 



Denize Domingos 

 Conhecendo Gravataí através  da ficção

este trabalho conta com o apoio da fundação de arte e cultura e prefeitura de Gravataí 




                        Resumo das lendas   com   textos adaptados para o curta metragem: A BRISA do Vale.    


O morro Itacolomi


Imponente e majestoso, o Morro Itacolomi  descende do romance encantado , entre  o formoso vale dos gravatas e a mais verdejante campina.  Apadrinhados pelo horizonte,  o casal  foi presenteado com  o mágico grão de areia, pertencente a primeira imigrante do vale dos gravatas.
Este  mágico  cristal , deu origem a uma rocha encantada, onde tupã,  numa noite estrelada esculpiu o seu filho.
Inspirado pelo livre espírito da Brisa do vale, o deus dos índios acariciou as extremidades da pedra que aos poucos revelava o corpo de uma criança. O curumim foi concebido para semear harmonia e proteger o grande vale.
Mas seu povo indígena ameaçado, fugiu deixando o indiozinho preso na roxa. 

Pensando ter sido abandonado, ele chora entristecido.  Mas a alma da cigana que deu origem ao seu embrião, esteve sempre junto dele, nutrindo-se com as doces  lagrimas do curumim, e sussurrando lindas histórias ao seu ouvido. 







A Lenda do Menino de Pedra



Esquecido por seu povo, o filho de tupã derramava lagrimas de mel  fertilizando  a terra dos gravatas e adoçando  o coração das pessoas.  Eram guardadas  como relíquia em uma mística fonte.     
As pessoas  que nela bebem, são tocadas com grande ternura e compaixão.
As águas do vale tornaram-se as mais doces de todo o planeta azul.       Atraíram a seria iara mãe d’água que se escondem  em  numa mística cachoeira protegida por longa e prateada cortina.
 As lagrimas do menino de pedra adoçaram o magoado coração de Yara . Ela atraiu muitos homens para a morte com seu mágico canto mas ao lado do curumim só lembrava as canções de acalanto, para embalar o sono do menino.
O tempo passou,   ele tornou-se homem e conquistou o coração da sereia  Yara. Ela arrebatou-se de paixão  pelo filho de tupã.  juntos viveram um lindo sonho, mas cada um seguiu seu destino, que já estava traçado.
 O curumim tornou-se o maior guardião do vale e Yara  protege todas as águas doces do planeta. Ela é reverenciada e  recebe oferendas e mimos de seus irmãos de alma. A fé os veste de branco e a coragem da índia guerreira inspira cantos para os orixás das matas. 


A Lenda dois cachorrinhos de pedra




Depois que tupã esculpiu o seu filho na rocha ,criou outro lindo monumento simbolizando  o amor e lealdade.
Contam que uma linda menina,  a filha do so,l irradiava alegria e tinha os cabelos dourados como os campos de margarida .
Um dia,  ela fugiu de sua aldeia para brincar com o amiguinho  e se perderam.  
O indiozinho quis alegre-la e escalou a rocha dos dois Cachorrinhos para colher uma flor, e enfeitar os cabelos da menina.  Mas despencou la do alto,  e caiu morto aos seus pés segurando a despetalada flor.
Ingênua ,a menina esperava que o indiozinho despertasse e permaneceu eternamente ao lado dele.
Os espíritos das inocentes crianças correm de mãos dadas pelos campos.
Os amigos que escalam juntos a rocha do morro  Itacolomy, tornam-se inseparáveis. Quando alguém se perde no morro escutam o riso das crianças, que indicam o caminho de volta. 

      A Serpente  da fonte do forno


No coração da Aldeia dos Anjos,  pulsa a incessante vertente, onde  cobra boi tatá foi vista como uma grande bola de fogo, tentando assustar o menino de pedra.Inocente, o curumim  apiedou-se da horrorosa  criatura.Traiçoeira, ela pediu ao indiozinho que a transformasse em uma linda princesa das trevas, disse  estar   arrependia por ser tão malvada,  prometeu   reascender o fogo de antigas paixões, adormecidas em peitos apagados. 
 O indiozinho pediu ajuda a tupã, para transformar a  serpente, numa  linda moura encantada, que  seria   a teiniagua  do rincão dos   gravatás.
O curumim tentou fazer um feitiço, derramando  lagrimas de mel sobre a cabeça incandescente da cobra. Mas as chamas aqueceram  o gélido minuano, que enciumado, arrancou  as escamas da cobra transformando-a em uma linda princesa das trevas. 


O breu da noite, teceu com longos fios de ceda  as brilhantes melenas da moura caindo sobre os delicados ombros.  Uma sombra maligna, cobriu  o  sinuoso corpo da  criatura,   vestindo-a de  negra e transparente mortalha.
O perfeito rosto da jovem, tem cravejada na testa uma preciosa pedra, reluzindo em toda a furna.
A  princesa ,  atrai com seus lindos olhos ardentes e dissimulados,  incendiando   paixões com   dois candeeiros de fogo,  iluminando as chamas do inferno.

Inesperadamente, surgem brumas acinzentando frias tardes, em que  traiçoeiramente, a  moura enfeitiçada  arrasta para as profundezas da terra,  aqueles que  se ariscam a entrarem sozinhos na furna da fonte do forno.  



      A lenda do Anjo da Fonte




Certa vez,  houve uma prolongada estiagem na aldeia.Em 1862, a vertente de água natural  que guarda as  lagrimas do filho de tupã, foi cercada e coberta com uma abóboda em formato de forno, para proteger  o  local e abastecer  a cidade com água potável. Desde então ...
Todas as tardes, na hora do por do sol, um anjo vem saciar sua cede, bebendo destas águas .
Isso acontece diariamente, na hora da ave Maria, quando escuta-se acordes de flauta  sintonizado as   badaladas do sino da matriz.
A encantadora toada faz adormecer todas as crianças. Marotos querubins desprendem-se  da barra do manto de nossa senhora, indo  brincar com o anjo.
Aqueles que bebem as águas da fonte do forno, não conseguem abandonar a cidade. Quando se afastam, retornam sempre aquerencia, trazendo no peito muita saudade. Casais apaixonados que se espelharem nestas águas, mesmo que se separem, verão para sempre refletindo no espelho destas águas, o rosto da pessoa amada.






  As  lendas completas  e outros contos  encontram-se   nos livros: A lenda do Menino de Pedra e Mistérios no Rincão dos Gravatás 

Contatos  através do email   domingosdenize@bol.com.br 
 Denize Domingos 


Um comentário:

  1. Bom dia adorei, deveriam colocar uma placa contando esta historia, para quem passa e admira a bela imagem.
    parabéns.


    ResponderExcluir